segunda-feira, 13 de março de 2017

Sobre desafios, música e poesia
Qual a importância dos desafios diários, da música e da poesia para as nossas vidas?
LENILTON JUNIOR


Há quem diga que viver é fácil. Não é. Do mesmo modo, há quem veja apenas o lado ruim da vida. Entretanto, eu prefiro, mesmo, é viver na linha tênue que eu sei que existe entre estas duas coisas e me traz a sensação de estar vivo. Isso é mote para minha poesia e é cântico para a trilha sonora da minha vida.

Quantos desafios precisamos encarar todos os dias? Esta é a pergunta para a qual todos buscam resposta. Mais do que isso, queremos saber: para que eles servem?

Penso que os desafios que a vida nos propõe nos fazem crescer e a frequência com que estes desafios ocorrem é consequência do quanto precisamos amadurecer pessoalmente, profissionalmente, espiritualmente.

Numa breve reflexão sobre o mundo e as coisas que nele há, logo descobrimos que as palavras que proferimos têm muita força.  Do mesmo modo, as ações executadas por nós impactam de forma avassaladora na vida do outro. Acrescente-se, ainda, que vivemos numa sociedade cujos valores foram invertidos de forma muito rápida e, infelizmente, já apresentam danos seríssimos para nós mesmos. Nesse sentido, é imprescindível passarmos por diferentes experiências  para descobrirmos quem somos nós e como pretendemos conviver com o outro em sociedade.


Nesse percurso formativo, surgem as canções que marcam momentos significativos das nossas vidas. Momentos de alegria, momentos de tristeza. Momentos em que foi preciso tomar decisões importantes. Momentos em que a própria canção nos convidou a refletir sobre nós, sobre os outros, sobre a vida - esta folha em branco que recebemos para escrever a nossa história e que, portanto, exige de nós sensibilidade e, também, uso prudente da razão. As canções nos ajudam a tornar dias mais leves.  Podemos extrair delas mensagens importantes que nos ajudam a harmonizar a vida e dividir com o outro nossas angústias e nossas alegrias. Afinal, as matérias de que tratam as canções fazem parte de nossas vidas.


Mas, onde está o mote da poesia da vida?

É justamente no relacionamento com o outro que se encontra o mote da poesia da vida. É essa a beleza de viver: cantar em versos o amor, a saudade, a dor, a felicidade. É isto o que nos torna efetivamente humanos. Saber que tocamos o outro e ele também é tocado por nós. É valido lembrar que a poesia, sem dúvida, nos ajuda a sermos pessoas melhores, aprendendo a perceber o outro,  cooperar com ele,  conviver com pessoas diferentes que, por sua vez, possuem pontos de vista diferentes sobre questões de interesse coletivo, mas que, através do diálogo, podem tomar iniciativas juntos.


Então,  na vida temos desafios, canções e poesia. Um tripé necessário. Mas é urgente  saber viver. Sobretudo, é preciso aprender a aprender a viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário