quarta-feira, 28 de junho de 2017

Foco, força e fé
Qual a importância do foco, da força e da fé para a nossa realização pessoal e profissional?
LENILTON JUNIOR

Você já deve ter ouvido alguém dizer que, para vencer na vida, é preciso ter foco, força e fé. Mas, talvez, tenha pensado: por quê? Se descobriu a importância, certamente já refletiu sobre o caminho trilhado para alcançar objetivos de realização pessoal e/ou profissional ou, até mesmo, já experienciou esse processo. Não foi fácil, não é? Foi importante pensar nestas três coisas. Entretanto, o que significa cada uma delas? Existe alguma relação entre elas? Se existe, qual é? Ter foco, força e fé é garantia de sucesso?

Ter foco é se concentrar apenas em objetivos de realização pessoal e profissional e traçar estratégias para alcançá-los. Para ter foco é preciso, antes de tudo, ter disciplina para não perder de vista o que deve ser feito para alcançar o que se pretende. É válido lembrar que, atualmente, muita coisa nos distrai facilmente: sites de redes sociais, aplicativos, informações de natureza vária, porém é preciso sermos seletivos e executar tarefas que efetivamente contribuam para o alcance dos nossos objetivos. Acrescente-se, ainda, que a máxima de que tempo é o que nós não podemos perder se torna cada vez mais evidente.

A força, por sua vez, diz respeito aquilo que nos move a executar tarefas que irão corroborar ao alcance de nossos objetivos. São dois os tipos de força por nós conhecidos: força física e força mental, muito embora haja ocasiões em que uma destas forças é mais utilizada que a outra. Ainda sobre essa discussão, é pertinente destacar que o poeta romano Juvenal, em uma famosa citação latina, derivada da Sátira X, por exemplo, já ratificava a importância de uma mens sana in corpore sano (mente sã num corpo são). Nesse sentido, fica clara a necessidade de se ter equilíbrio no uso destas duas forças. Em contrapartida, às vezes, nem é preciso agir. Basta deixar com que as coisas aconteçam e se resolvam por intermédio de outros agentes.

Já a fé diz respeito ao significado da força superior que sabemos que existe e que se manifesta entre nós todos os dias e a representação dela em diferentes segmentos religiosos. É através da crença em alguém ou alguma coisa que encontramos uma espécie de conforto e de impulso para viver entre os nossos pares. E aqui, é necessário registrar que a intolerância religiosa é o que mais nos afasta da convivência saudável em sociedade. Não podemos dizer harmônica, uma vez que o ambiente familiar, por exemplo, precisa ser um lugar de conflitos – não agressões verbais e/ou físicas, mas discussão de ideias, onde, a partir delas, todos aprendam e cresçam juntos.

A partir do já exposto, podemos afirmar que estes três elementos estão integrados, pois todos nós precisamos ter foco em algum objetivo, se quisermos nos realizar pessoal e profissionalmente. Além disso, precisamos, investir força para executar as tarefas imprescindíveis ao alcance dos objetivos definidos. Do mesmo modo, precisamos acreditar em alguma força superior que nos dê conforto e nos impulsione a viver entre os nossos pares. É válido lembrar que, até mesmo, as pessoas que dizem não ter religião acreditam em alguma ideologia.

Portanto, ter foco, força e fé é o que nos impulsiona a ter sucesso na vida, pois, para que haja sucesso, é preciso que haja, também, empenho, trabalho duro, disciplina, porém, somente aqueles que realmente tem foco, força e fé podem atingir seus objetivos. Infelizmente, esse é um desafio excludente, porque nem todas as pessoas querem sair da zona de conforto em que se encontram e, efetivamente, crescer pessoal e profissionalmente. Através deste desafio, as pessoas são capazes de reconhecer suas limitações e potencialidades e, possivelmente, tentar melhorar ou aceitar a condição em que se encontram como sendo o limite de seus sonhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário